NOSSOS VALORES
Educar para a cidadania global, para sustentabilidade, para o diálogo intercultural e para a paz entendida como respeito aos direitos humanos, promovemos atitudes que coloquem em prática os valores mais essenciais da humanidade: justiça, igualdade, liberdade, aceitação das diferenças, solidariedade, responsabilidade, cooperação e tolerância.
O Coração de Maria tem sua educação baseada no compromisso de uma excelência pedagógica, despertando o pensamento crítico, baseado numa formação humana e cristã.
Tendo em vista que o Colégio faz parte da Rede Missionárias Servas do Espírito Santo, fazemos acontecer todos os dias uma educação missionária, que acolhe, respeita e valoriza as diferenças, aberta aos desafios do mundo e das pessoas.
NOSSA METODOLOGIA
Na Educação Infantil desenvolvemos a criança como um ser pensante e social com capacidade afetiva, emocional e cognitiva. Através das interações e formas de se comunicar, elas se sentem mais seguras para se expressar e passam a aprender por meio das trocas sociais com diferentes crianças e adultos, cujas percepções e compreensões da realidade também são diversas.
O nosso estudante recebe estímulos das educadoras para desenvolver suas habilidades e, assim, constroem, de forma individual e coletiva, o conhecimento. A metodologia aplicada em sala de aula se estende em ambientes externos, e para além dos muros da escola, pois, no Colégio Imaculado Coração de Maria, o aluno é entendido como um ser ativo que contribui para a sua aprendizagem e pode atuar a partir do que aprende dentro e fora da escola.
Para desenvolver tais habilidades, a prática pedagógica tem como referência a Base Nacional Comum. A BNCC busca o direito e a garantia do ensino a partir dos cinco Campos de Experiência para a Educação Infantil. Eles indicam quais são as experiências e objetivos que a criança de 0 a 5 anos de idade precisa para desenvolver habilidades, atitudes, afetos e valores fundamentais nessa faixa etária.
Os Campos de Experiências trabalhados na escola são:
-
Eu, o outro e o nós;
-
Corpo, gestos e movimentos;
-
Traços, sons, cores e formas;
-
Escuta, fala, pensamento e imaginação;
-
Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.
As propostas são elaboradas pelas educadoras e se dão por meio de projetos pedagógicos, científicos, artísticos e literários, com ricas atividades em todas as áreas do conhecimento.
ESTUDO DA LÍNGUA INGLESA
A língua inglesa na Educação Infantil é oferecida a partir do maternal II e desempenha um papel fundamental na formação das crianças. A aprendizagem de uma segunda língua em fase precoce influencia no desenvolvimento de habilidades cognitivas e linguísticas essenciais, uma vez que as crianças nessa faixa etária são muito receptivas a novos sons e padrões linguísticos.
A língua inglesa na educação infantil também prepara as crianças para o futuro, visto que a proficiência em inglês é uma habilidade cada vez mais valorizada globalmente.
Para além do conhecimento linguístico, as crianças têm acesso a novos saberes culturais e sociais. Por isso, consideramos que o estudo desempenha um papel crucial para o desenvolvimento das crianças, proporcionando benefícios duradouros.
PROCESSO EDUCACIONAL
O processo ensino–aprendizagem ocorre de forma gradual, contínua, lúdica, interdisciplinar, envolvendo ações, sentimentos, erros, acertos e novas descobertas.
O Coração de Maria concebe o processo educacional através de uma formação humanística e cristã voltada para a reflexão dos valores, da moral e da ética, a partir da realidade social do mundo. Temos como princípio a formação integral do aluno que conclui sua base educacional formando-se num cidadão pensante e atuante que irá contribuir para um mundo melhor.